Para a expansão de negócios, podemos dizer que os principais desafios do gestor empresarial são fazer a sua organização sobreviver, crescer e reduzir riscos. Na linha do crescimento, a expansão do negócio para outros locais é uma importante opção estratégica. Digo opção porque a expansão dos negócios pode ocorrer em outras frentes, tais como produtos e serviços.
Neste artigo, o nosso foco será sobre a expansão geográfica, o que está associado à implantação de unidades ou atuação em outras ruas, bairros, cidades, estados, regiões e países.
Identificando novas oportunidades de Expansão de Negócios
Reforçando a importância da atenção estratégica para oportunidades de expansão, merece citação a estrutura frequentemente observada em franquias, por meio da existência de um responsável, ou mesmo de uma área, com dedicação integral para a ampliação da cobertura geográfica do negócio.
Mas a proposição de ações de expansão de negócios deve, antes de tudo, ser muito bem fundamentada, com informações de qualidade e análises tecnicamente embasadas e seguras para que as decisões adotadas tenham maiores possibilidades de sucesso.
Em termos da qualidade é importante realizar a adequada combinação de informações de origem interna e externa. Assim, a disponibilidade das informações, principalmente as de base comercial, contidas nos sistemas integrados, permite identificar localidades onde os nossos produtos e serviços apresentam um desempenho superior.
Da mesma forma, utilizando informações de origem externa, é possível identificar um conjunto de características nestes locais que servirão de base para a posterior busca de possibilidades de expansão.
Informações Precisas e Padronizadas
Neste ponto é fundamental contar com fontes de informação confiáveis, valendo esta afirmação, aparentemente óbvia, para aquelas de origem interna e externa. Mas tal ponto merece muita atenção, pois se tivermos informações sem qualidade obviamente as decisões sofrerão do mesmo problema.
Falando das informações geradas internamente, devemos ficar atentos inclusive para as informações cadastrais de clientes, que muitas vezes não foram coletadas com a adequada padronização e sofrem da ausência de uma rotina de constante atualização, isto apenas para citar dois fatores.
Já nas informações de origem externa, também apenas para citar dois fatores, muita atenção com o nível de atualização das fontes utilizadas e com a correspondente precisão.
Uma vez determinadas as características das localizações com maiores níveis de sucesso e quantificado o seu nível de performance, partimos para a identificação de locais com características semelhantes, onde a aplicação do geomarketing ganha destaque.
Aqui a consideração de informações geodemográficas e com os níveis de concorrência merece total atenção. Esta ação permite a priorização dos endereços a serem objeto da expansão do negócio.
Saindo do nível macro e entrando no nível de detalhamento, a realização de investigações complementares, envolvendo a força comercial e outros recursos, além de pesquisas de mercado in-loco permite complementar as informações anteriormente obtidas, servindo para melhorar o potencial de sucesso nas decisões tomadas.
Com base nas informações obtidas e por meio da aplicação de metodologias apropriadas de análise, são gerados relatórios, ou outras formas de comunicação, para que os gestores tenham as informações adequadas para a tomada de decisão.
É importante também ressaltar que, uma vez tomada a decisão, deverá ocorrer o permanente monitoramento dos resultados comerciais alcançados, principalmente em termos de vendas, para garantir o sucesso da estratégia de expansão adotada.
Neste ponto, a disponibilidade de indicadores permitirá a avaliação sistemática dos resultados e as respectivas metas, aumentando os níveis de responsabilização associados.
Constante estado de Atenção
Este conjunto de informações cria condições para a contínua identificação de oportunidades de expansão, devendo ser suportada por um conjunto de tecnologias e processos para a coleta, organização e armazenamento dos dados e informações obtidos interna e externamente.
Para tanto, independentemente da premência da busca por melhores resultados, as empresas e seus gestores devem, o mais rapidamente possível, se preparar, sob pena de ficarem para trás em termos da competitividade dos seus mercados de atuação, onde a entrada de concorrentes de outras regiões e países é (e será) cada vez mais intensa.
Em síntese, o que queremos destacar aqui é que a expansão de um negócio poderá ocorrer a qualquer momento, devendo ser objeto da análise constante por parte dos gestores, durante todo o ano e não apenas em períodos previamente definidos como, por exemplo, no final do exercício. Para tanto, a estrutura, os recursos e os processos da empresa precisam ser adequados e os profissionais envolvidos permanecerem, continuamente, em estado de atenção. Mas este é um ponto que trataremos, em maiores detalhes, em outro artigo.
Gostou do Artigo? Escreva para nós, conte os planos de expansão de sua empresa. Está precisando de ajuda? Fale com um de nossos especialistas.
Luiz Nicanor L. Silveira, Eng., M.Sc. (Eng), M.Sc. (Adm)
Professor e Consultor em Gestão Empresarial, Marketing e Inteligência de Mercado
luiz.nicanor@enoveconsultoria.com.br