Todos sabemos que a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, o que vale também para as empresas.

 

Esta maior presença afeta o mundo dos negócios, conduzindo, por exemplo, a novos hábitos de compras por parte dos consumidores. Além disso, permite maiores níveis de agressividade por parte dos concorrentes já estabelecidos no mercado e cria condições para a chegada de novos competidores.

 

E o que dizer dos fornecedores, que podem também ampliar o seu alcance na cadeia produtiva, chegando aos nossos concorrentes e até aos nossos clientes, com apoio da internet.

 

Fechando este quadro de mudanças nos ambientes de negócios das empresas temos as tecnologias presentes no universo digital da internet que, por meio de aplicativos, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e outras soluções, acessíveis para organizações dos mais diferentes portes, podem causar profundas mudanças nos mercados.

 

Para fazer frente a este conjunto de mudanças, que traz consigo não apenas oportunidades, mas também ameaças, as empresas precisam, antes de tudo, estar presente no ambiente da internet.

 

Mas, é bom destacar, que esta presença na internet precisa ocorrer de forma planejada, organizada e segura, além de ser adequadamente monitorada, para que as oportunidades possam ser detectadas, de preferência com antecedência, contribuindo para que tenhamos as melhores decisões e, em consequência, sejam implementadas as ações decorrentes. Isto vale igualmente para as ameaças.

 

Focando nas oportunidades, que são o objeto deste artigo, é importante destacar como ocorre o processo decisório, conforme ilustrado a seguir.

Assim, os dados precisam ser adequadamente coletados e armazenados para que tenhamos confiança na utilização dos mesmos. Depois devem ser compilados ou reunidos de forma adequada, através de relatórios ou outros meios, para a disponibilidade das informações que também necessitam ser adequadamente armazenadas, organizadas e disseminadas, de forma a permitir a realização de análises sobre as mesmas.

 

Estas análises irão gerar conhecimento que não deve ser perdido devendo, ao contrário, ser adequadamente preservado e compartilhado, permitindo a contínua evolução da organização e, quando necessário, com os demais participantes do encadeamento produtivo.

 

A comunicação e compartilhamento do conhecimento disponível serve de base a evolução da inteligência da organização, associada aos recursos disponíveis, principalmente na forma dos colaboradores, que irão tomar as decisões para atingir os  resultados esperados, gerando novos dados para a repetição do ciclo.

 

Pela importância das informações para o processo decisório e, consequentemente, para os resultados das organizações, é importante que os dados coletados sejam adequadamente armazenados e organizados para a geração de informações, que sejam posteriormente disseminadas para a tomada de decisão. Aqui cabe o alerta da necessidade, em ambientes competitivos, de maiores níveis de agilidade e assertividade por parte dos decisores e, neste contexto, as tecnologias digitais cada vez mais disponíveis e acessíveis podem, em muito, contribuir.

 

Relembrando, estamos tratando da geração de oportunidades de negócios e vendas com a internet. Nesse sentido, vamos lançar mão dos seguintes focos, que valem tanto na internet como no ambiente físico:

 

  • Atração de clientes;
  • Conversão de clientes;
  • Relacionamento com clientes;
  • Recuperação de clientes.

 

A Atração de Clientes envolve o chamamento de visitantes para o site, e-commerce ou outros ambientes na internet associados à empresa. Este é o ponto de partida para a entrada desses visitantes no funil de vendas, conforme ilustrado a seguir:

Posteriormente, iremos disponibilizar material com maiores detalhes sobre a identificação de oportunidades na internet associadas à atração de clientes.

 

A Conversão de Clientes envolve a passagem dos visitantes pelas demais fases do funil de vendas, alterando seu status para a condição de lead, oportunidade e, finalmente, venda. isto se dá por meio de técnicas é ferramentas específicas, conforme será demonstrado em outro artigo.

 

Mas não basta realizar a venda para o ciclo de geração de oportunidades de negócios, via internet, se encerrar. É preciso trabalhar no Relacionamento com os Clientes, afinal custa bem menos manter um cliente do que conquistar um novo. Aqui o foco  está tanto na manutenção dos clientes atuais como na rentabilização dos mesmos, conforme será visto em outro artigo.

 

Completando os focos associados a geração de oportunidades e vendas na internet, temos a Recuperação de Clientes, que está associada ao resgate de clientes considerados como inativos. Aqui também se aplicam técnicas e ferramentas específicas, que serão abordadas em um próximo artigo.

 

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