No artigo “11 Alertas para sua empresa sobreviver à crise” falamos sobre Lean Office e os problemas que costumamos encontrar nos negócios, que geralmente estão associados aos temas qualidade, produtividade e desperdícios. Estes problemas ganharam mais destaque em função dos efeitos da pandemia que assola o mundo e os seus impactos sobre os diferentes mercados.

Então o momento é de superar estes problemas e se preparar para crescer, porém de forma sustentável. Para isto existem metodologias que permitem reduzir desperdícios e melhorar a qualidade e a produtividade – como é o caso do Lean Office.

 

Lean Office e suas origens

A filosofia Lean tem suas origens no modelo de produção desenvolvido pela Toyota, após a II  Guerra Mundial. O modelo Toyota surgiu como resposta a um período que demandava preços baixos aliado à restrição de recursos. Em consequência, este modelo surgiu com o objetivo de reduzir os custos para maximizar o lucro. Outro objetivo do modelo era o de aumentar a produtividade, uma vez que a razão entre um trabalhador americano e um japonês era de 1 para 9, ou seja, era preciso nove japoneses para fazer o trabalho de 1 americano. Em meio a estes desafios a Toyota também tinha o objetivo de levar qualidade aos seus consumidores, ainda mais em uma época em que a imagem dos produtos japoneses não era das melhores.

Por este quadro é possível realizar a associação com os tempos atuais, pois estamos em meio a uma crise. Além disso, a presente retração de consumo leva também à demanda por preços baixos. Já em termos de restrição de recursos é importante destacar a presença de um número significativo de concorrentes nos diferentes negócios, o que aumenta a busca por recursos materiais e tecnológicos e por recursos humanos qualificados. Ou seja, o quadro é muito semelhante ao da época da criação do modelo Toyota.

Assim, o modelo Toyota é a base da filosofia Lean (“enxuto” em inglês) que, com o passar do tempo, se expandiu para outras indústrias e tem sido aplicada em diversos setores, bem além da manufatura automotiva, alcançando outras áreas como saúde, financeira, turismo, varejo e serviços.

Porém, com o passar do tempo, se observou que os princípios da filosofia Lean, que tem como foco os processos produtivos, também poderiam ser aplicados aos processos de negócios, administrativos e serviços. Daí surgiu o Lean Office (“escritório enxuto” em inglês), que busca “fazer mais com menos”. Alguns resultados da aplicação do Lean Office são:

 

Como ocorre a aplicação do Lean Office nas empresas

Para a aplicação do Lean Office nas empresas devemos partir da “caça aos desperdícios nos processos administrativos”, para que tenhamos o máximo de  agregação de valor aos seus produtos e serviços gerados. Para tanto, devemos partir da identificação dos processos envolvidos e do seu atual nível de organização.

Estes processos são compostos por atividades que agregam valor (trabalho líquido), atividades que têm que ser realizadas para que as atividades que agregam valor possam ocorre (trabalho adicional) e outras atividades que não agregam valor (perdas). Para a identificação destas atividades é montado o fluxo de cada um dos processos, que foram selecionados e priorizados através de critérios específicos.

Através desta análise detalhadas dos processos é possível a identificação de atividades que podem ser eliminadas e modificadas, inclusive incorporando elementos para aumento da qualidade e da produtividade. Além disso, a automação de atividades costuma fazer parte deste conjunto de ações de melhorias, materializando a Transformação Digital em diferentes áreas das empresas, uma vez que muitos processos se apresentam como transacionais, ou seja, envolvem diferentes departamentos ou até mesmo unidades e empresas.

O quadro a seguir ilustra o que costumamos encontrar quando iniciamos a aplicação do Lean Office nas empresas:

Como o Lean Office pode ajudar sua empresa a sair bem da crise

 

Porém a prática do Lean Office não para por aí, sendo seguida pela realização das ações propostas e aprovadas, o que envolve a implantação das tecnologias consideradas como as mais adequadas para a melhoria do desempenho do processo e a capacitação do pessoal envolvido. Além disso, a implantação da metodologia 5S costuma ocorrer nos projetos de Lean Office, ajustando os ambientes de realização do processo para a sua melhor aplicação.

Complementando, se considerarmos o compromisso do Lean Office com a qualidade e a produtividade, é fundamental que também ocorra a implantação de indicadores de desempenho e suas correspondentes metas, criando as bases para o seu monitoramento e constante ação para a melhoria dos processos envolvidos.

 

Como o Lean Office pode ser útil para vencer a crise

Veja, a seguir, o quanto a prática do Lean Office pode ser útil agora e para o futuro da sua empresa:

 

No próximo artigo vamos nos aprofundar na prática da metodologia Lean Office para vencer a crise nas empresas. Até lá!