O caráter visionário do empreendedorismo está ficando turvo. As profundas e constantes mudanças que ocorrem nos mercados estão cada vez mais fortes na vida das empresas e dos consumidores. Em médio e o longo prazos encontramos incertezas que não andam estimulando ao risco.
Isso acontece independentemente do tamanho do negócio, do contexto de vendas em larga escala ou de vendas complexas, ou ainda do ambiente: se digital ou analógico.
Olhe para estes números: 70% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio algum dia. Segundo pesquisa recente, 01 a cada 03 pessoas economicamente ativas já tem sua empresa.
Por outro lado, de cada 100 empresas abertas, somente 15% completam 02 anos de vida. E destas sobreviventes, apenas 02% ficam de pé depois de 05 anos no mercado.
A mesma coisa acontece com as empresa exclusivamente digitais, como as startups. Segundo levantamento da Fundação Dom Cabral, 01 em cada 04 morre já no primeiro ano de vida.
Empreendedorismo, Voo de Galinha?
Estes números mostram que alguma coisa está muito errada. As estratégias utilizadas, tanto pelas empresas de tijolo como pelas digitais, não estão respondendo positivamente.
Há muita gente prometendo muito retorno e entregando pouco, ou quase nada de resultado concreto. E o que é pior, os falsos milagres vêm sempre com a garantia de mínimo esforço.
É hora de o empreendedor tomar as rédeas do seu negócio, se capacitar mais para enfrentar as mudanças de mercado, para alçar voos mais altos. Venhamos e convenhamos, voo de galinha não mais.
Como corrigir a rota, sem perder o rumo
Não se trata de separar as coisas, muito pelo contrário. A despeito das particularidades, o empreendedorismo tanto no mercado digital quanto no analógico tem oferecido os mesmos desafios e revelado falhas recorrentes e equivalentes.
O que estamos fazendo hoje para sobreviver no mercado não funciona como antes. Isso está empurrando as empresas para um círculo vicioso: vendas decrescendo, margens espremidas, equipes sem energia e lideranças desmotivadas. Portanto, vamos parar de nos repetir, para nos reinventarmos.
Há muitas empresas fazendo a transição de um lado para outro. As startups estão abrindo lojas físicas e buscando um relacionamento mais quente com os clientes. Já as empresas tradicionais mais antenadas estão passando por uma profunda transformação digital.
É uma mudança de mentalidade importante que vai transformar empresas do século XX em novos modelos de negócios do século XXI.
Uma nova História de Sucesso
Mas, não se engane. Isso não é tarefa fácil. Penso no que passa pela cabeça de um empresário que investiu os últimos 30/40 anos de sua vida na construção de uma história de sucesso.
De uma hora para outra, devido às mudanças do mercado, ele descobre que seu empreendedorismo, seu jeito de fazer as coisas, perdeu eficiência e eficácia. E pior, ficou anacrônico, a ponto de produzir efeitos negativos.
É doloroso abandonar histórias bem sucedidas, mas precisamos nos abrir para o novo. A Quarta Revolução Industrial está impactando as ações, os valores e a maneira das pessoas se relacionarem, transformando nossas vidas e nossas empresas.
Neste artigo há mais informações sobre o que tem acontecido com grandes marcas, que estão perdendo espaço vertiginosamente.
O desafio de se desapegar das práticas antigas é imenso, mas essencial para a sobrevivência das empresas. É importantíssimo aprender coisas novas, recomeçar do zero.
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Se você deseja acompanhar mais de perto essas mudanças no empreendedorismo, uma dica é se aperfeiçoar cada vez mais para modernizar seus processos. No dia 28 de Setembro acontecerá o curso “Estratégias Digitais para Empreendedores”, promovido pela Onflag Negócios Digitais, empresa parceira da Enove Consultoria e Treinamentos. Participe e inicie com pé direito esta nova caminhada.
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Consultor Enove em Marketing e Comunicação