Enove Consultoria

Lean Office

O Lean Office permite às empresas fazerem mais com menos.

Sabemos como tornar seus processos mais ágeis, aumentar sua qualidade e produtividade e reduzir desperdícios

Quer saber mais sobre como aplicar o Lean Office na sua empresa?

SAIBA MAIS

Que o mundo está mudando, todos sabem. Que isto terá efeito sobre os negócio, também todos sabem. Porém a questão mais importante é: como vamos nos preparar para este novo mundo dos negócios?

Qualquer que seja a resposta, deverá passar pela redução do desperdício, aumento da qualidade e produtividade e melhor aproveitamento do tempo e do dinheiro.

Isto conduz à implantação do Lean Office, que significa “escritório enxuto”. Trata-se da aplicação da metodologia Lean, desenvolvida pela Toyota, aos serviços empresariais.

O que costumamos encontrar nos negócios:

Veja alguns dos resultados do Lean Office:

Processos mais enxutos: com processos com objetivos mais claros, com execução simplificada e eficientes.

Processos com maior qualidade: eliminação de erros, melhorias no ambiente de execução dos processos e mais valor adicionado na execução.

Maior flexibilidade nas operações: agilidade na implantação de melhorias nos processos e decisões com melhores resultados.

Maiores níveis de produtividade: padronização de atividades e redução de atividades desnecessárias.

Menor tempo de ciclo: redução do tempo de execução de atividades dos processos, com efeitos sobre o tempo total consumido pelo mesmo.

Melhoria no atendimento: com maiores níveis de entendimento e envolvimento com os processos dos profissionais envolvidos, apoiado pela melhor visualização dos resultados alcançados.

Conheça nossos serviços:

Com a implantação do Lean Office, os negócios passam por um grande transformação. Logicamente que sabemos que esta mudança deve ser muito bem planejada e que deve trazer resultados o mais rapidamente possível. Para que isto aconteça, temos os seguintes serviços:

Otimização rápida de processo

Envolvendo um processo e 1 equipe, este serviço é composto pelas seguintes atividades: Seleção de processos; Capacitação em Lean Office; Mapeamento de fluxo de valor e perdas; Proposição de solução; Implantação de processo otimizado; Ambientação do processo e; Avaliação de resultados.

Aceleração Lean Office

Envolvendo 4 equipes, que atuarão em processos distintos, este serviço é composto pelas seguintes atividades: Definição dos processos a serem trabalhados; Seleção de processos; Capacitação dos Líderes de equipes em Lean Office; Capacitação dos demais integrantes da Equipes; Mapeamento de fluxo de valor e perdas; Proposição de soluções e KPIs; Implantação de processos otimizados; Ambientação do processo; Implantação dos KPIs; Monitoramento do desempenho dos processos e; Avaliação de resultados.

Nossos diferenciais:

A implantação do Lean Office deve ser uma combinação de metodologias, tecnologias e resultados. Para tanto, os diferenciais da Enove começam pela equipe de projetos, composta apenas por consultores credenciados na metodologia Lean Office.

 

Estes consultores aliam uma forte experiência em mapeamento, modelagem, otimização e automação de processos ao domínio de boas práticas e ferramentas de gestão da qualidade. Além disso, devem dominar a prática de implementação da metodologia 5S em diferentes negócios, tendo em vista a importância da aplicação da mesma no Lean Office.

 

Outro forte diferencial da Enove está na nossa capacitação para a gestão e otimização de processos, com emprego de tecnologias avançadas. Além disso, utilizamos intensamente tecnologias de Business Intelligence, disponibilizando informações com a qualidade adequada para apoiar a melhor tomada de decisão.

 

Em complemento, todos os projetos da Enove são fortemente focados em Resultados, com intensa experiência na montagem de KPIs, definição de metas e implantação de dashboards

Resultados alcançados pelos nossos clientes:

  • Caso 1
  • Caso 2
  • Caso 3

Caso 1

Em uma indústria de peças automotivas, localizada no interior de São Paulo, foi aplicado o serviço de Aceleração Lean Office em um conjunto de processos, dentre os quais o de Gestão de reclamações, envolvendo as áreas Comercial, Assistência Técnica, Qualidade, Financeira, produção e Engenharia, que resultou na implantação de um processo automatizado.

Os resultados desta ação foram: a padronização do processo, com a consequente eliminação de atividades desnecessárias; o armazenamento de todos dados em um único local, permitindo o compartilhamento de informações entre todas as áreas envolvidas, com ganhos em termos de tomada de decisão; reclamações resolvidas muito mais rapidamente;  esta redução no tempo de solução, aliada ao melhor acompanhamento de cada uma das reclamações procedentes, resultou em maiores níveis de satisfação dos clientes, com impactos sobre a retenção dos clientes e, consequentemente, sobre a lucratividade da empresa.

Caso 2

Em uma empresa de Coworking, com forte processo de expansão pelas principais cidades do Brasil, foi aplicado o serviço de Otimização Rápida ao processo de Gestão de Facilities. Este processo tem impacto não apenas para os clientes, que precisam encontrar as suas estações de trabalho, equipamentos e áreas comuns em perfeito estado, mas também sobre os colaboradores envolvidos com a pronta e eficaz solução das demandas.

A padronização e otimização deste processo criou condições para que todas as unidades se integrassem mais rapidamente e efetivamente sob uma única coordenação, localizada na sede da empresa, em São Paulo/SP. Além disso, permitiu a este gestor acompanhar mais intensamente o desempenho de cada unidade, aproveitando as possibilidade de comparação resultantes da implantação dos indicadores associados ao processo, que são rapidamente disponibilizados por estarem centralizados em uma única base de dados.

A destacar que os tempos consumidos em cada fase do processo são monitorados, o que resultou na maior agilidade para atender às demandas o que, somado à incorporação de atividade de avaliação da satisfação dos clientes após cada solicitação atendida no processo, acabou gerando diversas oportunidades de melhoria na Gestão de Facilities.

Caso 3

Em uma distribuidora de produtos náuticos, localizada em São Paulo/SP, mas atuante em todas as bacias hidrográficas do Brasil, foi aplicado o serviço de Aceleração Lean Office em um conjunto de processos associados às áreas Comercial, Marketing e Inteligência de Mercado, o que conduziu à implantação do processo automatizado de Pré Vendas.

A padronização e otimização deste processos permitiu, de imediato, a redução de custos, pela não necessidades dos Vendedores permanecerem em um único escritório, possibilitando a prática do Home Office. Também permitiu que o Gestor Comercial pudesse acompanhar o desempenho de cada Vendedor, mesmo que remotamente, o que conduziu à orientação ágil e precisa dos mesmos para o fechamento das vendas.

Outro ponto observado é que a equipe Comercial ampliou seus resultados, na medida em que os Vendedores podiam controlar, em uma única base de dados, todas as atividades associadas a uma oportunidade, evitando a perda de informações e o esquecimento, o que acontecia várias vezes anteriormente.

Completando, a otimização do processo de Pré Venda criou condições para que o marketing melhor qualificasse os clientes, resultando em maiores e mais ágeis ganhos na conversão dos leads em clientes e na redução dos custos de aquisição dos mesmos.

Diagnóstico Gratuito de Lean Office

Estamos colocando a seguir o link de acesso para o nosso Diagnóstico de Lean Office, destinado á otimização de processos. Após preenchimento, você receberá uma avaliação gratuita do atual estágio do seu negócio, sempre focadas na melhorias dos seus resultados.

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