Nossa metodologia de Mapeamento da Concorrência se baseia na aplicação de técnicas de Inteligência de Mercado, que pode ser resumida como a capacidade da empresa obter e analisar as informações e se adaptar, rapidamente, aos mercados existentes ou criar novos mercados.
Para facilitar o entendimento da metodologia, o resumo das correspondentes etapas está apresentado a seguir:
Assim, realizamos, primeiramente, a identificação das necessidades de Mapeamento da Concorrência, onde deixamos bem claro, juntamente com os profissionais previamente selecionados da empresa, o que será feito, quem serão os envolvidos, qual a duração e abrangência do mapeamento, quais serão os produtos e resultados. Também nesta etapa deixamos bem claro porque estamos realizando o mapeamento da concorrência e como o mesmo será realizado.
Nesta identificação geral das necessidades são acordados os produtos/família a serem focados, os segmentos de mercado, sua localização geográfica, tecnologias associadas e outros pontos julgados como relevantes para o mapeamento da concorrência.
Em relação aos concorrentes a serem mapeados, temos duas possíveis situações. Na primeira, os mesmos já estão identificados, permitindo a imediata passagem para a etapa seguinte. Já na segunda, esta relação ainda não existe, levando à necessidade de definição dos concorrentes a serem mapeados ao longo das demais etapas. É importante também destacar que estamos aqui tratando tanto da concorrência direta como da indireta, que pode ocorrer, por exemplo, via produtos ou tecnologias substitutivas.
Definidos estes pontos gerais do mapeamento, partimos para a identificação das necessidades e fontes de informação. Em outras palavras, o que queremos saber de nossos concorrentes, quais suas estratégias, quais suas forças, quais suas fraquezas, que produtos comercializam, onde estão localizados, como se comunicam com o mercado e outros pontos.
Feito isto, partimos para a identificação das fontes de informação, ou seja, onde as mesmas serão coletadas, de que forma, com qual periodicidade e a que custo. Neste ponto, as possibilidades associadas a Internet são extensas, permitindo a utilização de fontes diversas. Estas porém devem ser combinadas com ações presenciais como, por exemplo, na forma de pesquisas de mercado.
Com todos estes elementos definidos, partimos para a etapa de coleta, organização e armazenamento de informações. Onde as mesmas serão obtidas e organizadas, de tal forma que seja possível, de forma rápida, como vimos anteriormente na definição de Inteligência de Mercado. Esta organização é fundamental para o adequado armazenamento das informações, geralmente realizado com apoio de bancos de dados, permitindo a sua adequada recuperação para análise e tomada de decisão.
Outro ponto importante da organização das informações é a realização de ações de limpeza das mesmas, onde erros e inconsistências são eliminados para permitir uma adequada análise e tomada de decisão em relação aos concorrentes.
Aqui ganham também destaque as tecnologias da informação, tais como soluções de Business Intelligence, que permitem o cruzamento de informações e identificação de oportunidades no mercado.
Na medida em que os ambientes de armazenamento e recuperação estejam adequados, passam a existir condições para a análise das informações disponíveis. Os produtos destas análises são então combinados, sempre de modo organizado, simples e de fácil entendimento, de forma a facilitar a adequada tomada de decisão sobre as ações a realizar em relação à concorrência.
Estas análises permitem chegar a conclusões, por exemplo, de quem são os principais concorrentes, quais são as suas principais marcas, quais são os seus produtos, quais são os diferenciais de seus produtos, como estamos em relação a estes concorrentes, como divulgam seus produtos, quais as melhores práticas dos concorrentes que podem ser aproveitadas etc.
Considerando que as interligações de processos nas empresas são cada vez mais presentes, é importante que ocorra a adequada divulgação dos resultados do mapeamento da concorrência, permitindo o envolvimento das diversas áreas na busca de melhores resultados junto aos mercados.
Completando, deve sempre ocorrer, após a entrega e divulgação dos resultados do Mapeamento da Concorrência, a avaliação sobre se o mesmo atendeu às necessidades inicialmente identificadas, permitindo que ações de melhoria para a próxima edição ocorra.
Esta próxima edição do mapeamento da concorrência poderá ocorrer em intervalos programados como, por exemplo, a cada 3 meses. Outra possibilidade é a de que o mapeamento ocorra continuamente, devendo ser disponibilizada estrutura compatível para tanto. Uma outra alternativa seria a realização do mapeamento ad-hoc, ou seja, conforme solicitação. Neste ponto é necessário que a empresa avalie os riscos de ficar atrás da concorrência, comprometendo a sua competitividade.
De qualquer forma, independente da periodicidade de mapeamento adotada, a empresa deve aproveitar sempre a oportunidade de avaliar os resultados obtidos, identificando, principalmente, se os mesmos estão permitindo que tenhamos a adequada agilidade e eficácia nas ações realizadas, o que poderá conduzir a novas melhorias no processo de mapeamento da concorrência, na melhor orientação do modelo de negócio e também a significativas mudanças estratégicas.
Luiz Nicanor L. Silveira, Eng., M.Sc. (Eng), M.Sc. (Adm)
Professor e Consultor em Gestão Empresarial, Marketing e Inteligência de Mercado
luiz.nicanor@enoveconsultoria.com.br