Estavam no meio da mata um americano e um japonês. De repente, ouviu-se o rugido de um leão. Os dois homens se olharam. Imaginem o que devem ter pensado. O japonês sentou-se em um toco de árvore, retirou a pesada bota que estava utilizando e colocou um tênis muito mais leve e macio. O americano, desesperado, reclamou:
– Japonês, temos que pensar em algo; o leão vai nos devorar. Será que você acha que com esse tênis vai correr mais que o leão?
Não seja tolo – disse o japonês. – Basta que eu corra mais que você!
A Enove é uma consultoria especializada na solução de dores empresariais. Dentre estas dores, uma que encontramos com frequência é a dificuldade para responder adequadamente às ações da concorrência.
Na busca da competitividade – condição essencial do mundo empresarial – costumamos classificar as empresas em três grupos. O primeiro é daquelas que fazem acontecer, que saem, frequentemente, na frente da concorrência. O segundo é composto por empresas que seguem o que a concorrência faz. Já o terceiro grupo é constituído por empresas que se espantam com o que seus concorrentes fazem, ou seja, são pegos de surpresa. Reflita: em que grupo estaria o japonês? E o americano?
Esperamos que sua empresa não esteja no terceiro grupo pois, se estiver, sua sobrevivência e, consequentemente, sua competitividade estarão seriamente ameaçadas. Reflita sobre a condição do americano na fábula apresentada. O ponto positivo para você é que a quantidade de empresas neste terceiro grupo é muito maior que nos demais. Então, oportunidade é que não falta – é hora de começar a agir!
Aqui cabe um ponto de ajuda de quem está acostumado a lidar com dores empresariais: qualquer que seja o grupo em que sua empresa esteja enquadrada, sempre existirá algo por fazer. Se estiver no terceiro grupo terá que realizar esforços para passar, no mínimo, para o segundo grupo. Se estiver no grupo das empresas que seguem as que fazem acontecer, as atenções terão que se concentrar ou na migração para o primeiro grupo ou em se tornar a melhor seguidora, atuando com agilidade e obtendo o máximo de resultados.
Mas, e se sua empresa estiver no primeiro grupo, será que existe alguma coisa por fazer? A resposta é, com certeza, SIM, se o foco for na agilidade, na tomada de decisão e na realização e eficácia das ações.
Outro ponto importante a considerar é o de que o enquadramento da sua empresa em qualquer um destes grupos não depende apenas da própria empresa, mas também da sua posição em relação aos concorrentes.
Assim, sua empresa pode não ter a mesma capacidade de fazer acontecer do que Google ou Amazon, por exemplo, mas se tiver maior capacidade de entender o mercado que seus principais concorrentes e souber agir com rapidez, poderá ser enquadrada no primeiro grupo.
Mas como fazer isto? Qual é a solução para a dor da dificuldade e da falta de agilidade para entender o mercado e agir? Da nossa experiência, o remédio passa pelo mapeamento da concorrência.
Quer saber mais? Nossos próximos artigos irão tratar do tema Mapeamento da Concorrência, onde será explicada a metodologia que utilizamos nas consultorias, apresentaremos alguns casos de sucesso e descreveremos os principais riscos para quem não conhece adequadamente seus concorrentes e perde oportunidades no mercado.
Luiz Nicanor L. Silveira, Eng., M.Sc. (Eng), M.Sc. (Adm)
Professor e Consultor em Gestão Empresarial, Marketing e Inteligência de Mercado
luiz.nicanor@enoveconsultoria.com.br