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Treinamentos em Gestão Empresarial

Plano de Negócios

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre as técnicas de elaboração de planos de negócios, que possam servir de base a essas elaborações em suas organizações.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Introdução a planos de negócios

II. Definição de plano de negócios

III. Diferenciando ideias de oportunidades de negócios

IV. Análise de mercado e estratégias de marketing para organizações

V. Passo a passo para formulação de um plano de negócios

VI. Interpretação das projeções financeiras

VII. Exemplos de planos de negócios completos

VIII. Método de avaliação de cooperativas pelo plano de negócios

IX. Erros e armadilhas fatais que você deve evitar ao formular um plano de negócios

X. Formas de apresentação do plano de negócios

XI. Estratégias para abordagem de investidores e parceiros

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Estudo de Viabilidade de Negócios

Objetivo: Dar aos participantes, interessados em empreender coletivamente, conhecimentos e habilidades para identificar e fortalecer condições que garantam o sucesso de um empreendimento e para neutralizar possíveis ameaças ao êxito e ao desenvolvimento do mesmo.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Questões legais e associativas

II. Questões do negócio

III. Questões do empreendimento a ser desenvolvido

IV. Questões financeiras

V. Dificuldades comumente encontradas

VI. O papel do crédito e do apoio sob a forma de doação.

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Projetos Culturais - Fontes de Financiamento e Leis de Incentivo

Objetivo: Dar aos participantes, interessados em empreender coletivamente, conhecimentos e habilidades para identificar e fortalecer condições que garantam o sucesso de um empreendimento e para neutralizar possíveis ameaças ao êxito e ao desenvolvimento do mesmo.

Carga horária: 04 horas

Conteúdo:

I. Breve descrição das principais fontes de recursos financeiros e materiais;

II. Leis de incentivo fiscal e editais;

III. Patrocínio, apoio e parcerias;

IV. Atividade prática.

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Gestão Estratégica

Objetivo: Dar aos participantes os conhecimentos e as habilidades sobre o processo de gestão estratégica empresarial, apresentando técnicas que demonstram o valor da utilização de ferramentas de planejamento como grande diferencial para as organizações.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Objetivo do planejamento estratégico

II. Contexto atual de negócios

III. “Stakeholders”

IV. Definindo visão e missão

V. Oportunidades e ameaças

VI. Pontos fortes e fracos

VII. Fatores críticos

VIII. Matriz SWOT

IX. Análise do ambiente externo

X. Definição de objetivos e estratégias

XI. Matriz BCGg

XII. BSC

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Balanced Scorecard

Objetivo:Fornecer o conhecimento necessário para que o processo de desenvolvimento e implementação da metodologia Balanced Scorecard seja compreendido e praticado. Além do mais, objetiva sensibilizar para a implantação da metodologia para uma mais adequada gestão estratégica, contornando barreiras frequentemente observadas nas organizações.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Planejamento estratégico usando o Balanced Scorecard (BSC)

II. As organizações no geral tem boa estratégia

III. Barreiras na execução das estratégias

IV. Iniciando o planejamento estratégico

V. A estratégia boa é a estratégia bem executada

VI. Planejamento com foco na execução

VII. O líder a equipe executiva e a execução da estratégia

VIII. Planejamento estratégico na prática

IX. Análises estratégicas internas e externas

X. Introdução e visão geral do BSC

XI. A evolução teórica do BSC

XII. Os elementos que compõem a ferramenta BSC

XIII. Gerenciamento de projetos estratégicos e programas

XIV. Reuniões de gestão estratégica

XV. Plataforma para a execução da estratégia

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Indicadores Gerenciais

Objetivo: Capacitar os participantes para criar e utilizar indicadores gerenciais.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I.O ambiente competitivo e a necessidades de mudanças.

II. Mudanças e métricas.

III. Indicadores gerenciais.

IV. Tipos de indicadores.

V. Exemplos de aplicação de indicadores.

VI. Sistema de indicadores.

VII. Modelos de gráficos.

VIII. Estabelecimento de metas.

IX. Etapas para implantação do sistema de indicadores.

X. Gestão de indicadores.

XI. Divulgação de indicadores.

XII. Dificuldades para implantar.

XIII. Indicadores e certificações de sistemas de gestão.

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Inteligência Empresarial

Objetivo: Capacitar os participantes para avaliar todos os aspectos que envolvem sua organização e de interagir com suas diversas áreas e funções tornando-as mais ágeis e flexíveis. A Inteligência Empresarial está ligada a gestão organizacional e a redução da incerteza através da busca do conhecimento, principalmente externo à organização, para auxiliar na tomada de decisões. Assim, a informação e seu tratamento e uso passam a ser elementos de vantagens competitivas, onde os processos de análise do ambiente e de tomada de decisão se combinam.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Complexidade do ambiente empresarial

II. Inteligência aplicada a relações com os clientes

III. Inteligência aplicada a relações com os fornecedores

IV. Inteligência aplicada ao relacionamento com parceiros

V. Inteligência aplicada ao processo produtivo

VI. Inteligência aplicada ao processo distributivo

VII. Inteligência aplicada a áreas de apoio

VIII. Instrumentos de Comunicação Empresarial Estratégica

IX. Modelos de Tomada de Decisão

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Organização, Sistemas e Métodos

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades para trabalhar com princípios e normas de planejamento, organização, direção, coordenação e controle dos esforços de grupos de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Introdução a OSM

II. Objetivos da área de OSM

III. Conceitos da organização, sistemas e métodos.

IV. Função de OSM

V. Atividades básicas da área de OSM

VI. Estrutura organizacional da área de OSM

VII. Fases de uma área de OSM

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