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Treinamentos em Tecnologia e Inovação

Criatividade e Inovação

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre criatividade, possibilitando a visualização da sua capacidade de mobilizar a capacidade criativa no enfrentamento de novas situações em seu dia a dia de trabalho, que permitam utilizar projetos criativos, com base em conceitos e práticas técnicos, administrativos e científicos.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. O pensamento criativo

II. Os lados do cérebro

III. Bloqueios

IV. Resistências

V. Ferramentas da criatividade

VI. Chuva de ideias

VII. Exercícios e simulações

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Desenvolvimento de Novos Produtos

Objetivo: Proporcionar aos participantes os conhecimentos e as habilidades necessários à inovação de produtos e processos, que venham a tornar-se diferenciados e únicos, com base em conceitos modernos de concepção, desenvolvimento e otimização.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Planejamento de produto

II. Identificando necessidades do consumidor

III. Escolha do projeto

IV. Especificações de produto

V. Geração de ideias

VI. Gestão de marcas

VII. Plano de lançamento do produto

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Formação de Auditores Internos

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades que possibilitem participação em processos de auditorias internas.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Visão geral auditorias internas

II. Auditorias internas

III. Conceitos de auditorias internas

IV. Planejamento de auditoria

V. Execução de auditoria

VI. Avaliação de auditoria

VII. Avaliação de auditores

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Gestão da Inovação

Objetivo: Dar aos participantes, profissionais das mais diversas áreas, conhecimentos e habilidades sobre os temas referentes à gestão da inovação, instrumentalizando-os para identificar e discutir os principais desafios para a inovação na organização.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Sistema nacional de inovação

II. Criatividade e inovação

III. Aptidões e papéis no processo de inovação

IV. Adoção de inovações

V. Inovação de produtos

VI. Inovação em serviços

VII. Estrutura organizacional para inovação

VIII. Cultura organizacional e inovação

IX. Avaliação e seleção de projetos de inovação

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Mapeamento e Modelagem de Processos

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades para atuar na especificação de um projeto de mapeamento de processos e traduzir uma forma de operação numa documentação adequada aos objetivos perseguidos pelo projeto.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Revisão De Conceitos:

_ O Que É Processo?

_ Qual A Sua Importância?

_ Cadeia De Valor – Níveis Descritivos

_ Etapas De Um Projeto De Processo

II. Entendimento Do Projeto

_ Objetivos Do Projeto

_ Identificação Do Escopo E Percepção Do Ambiente

_ Indicadores Iniciais

_ Forma De Levantamento De Informações

_ Cálculo De Duração Do Projeto

III. Preparação Do Projeto

_ Identificação Dos Participantes E Cronograma De Execução

_ Formação Do Grupo De Trabalho

_ Papel Do Modelador, Do Condutor E Dos Usuários Participantes

_ Definição Da Infraestrutura Necessária

_ Comunicação Do Projeto

_ Complemento De Indicadores Iniciais

_ Notações De Documentação: Diagrama De Fluxo, Bpmn, Etc.

_ Padrão De Modelagem: Atividades, Eventos, Regras, Tempos, Custos, Riscos,

Indicadores, Competências, Etc.

_ Levantamento De Pontos De Alerta

IV. Execução Do Levantamento

_ Simulação De Reuniões De Mapeamento

V. Documentação De Processos

_ Acabamento, Publicação E Manutenção

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Planejamento e Controle de Produção

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades para utilizar os princípios básicos de planejamento e controle de produção, reconhecendo a sua importância na atual conjuntura de redução de custos.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. Plano De Produção

II. Mrp (Planejamento Das Necessidades De Materiais) E Crp (Planejamento De

Necessidades De Capacidade)

III. Métodos De Programação

IV. Classificação Dos Sistemas De Produção

V. Estratégias De Produção

VI. Sistemas De Administração Da Produção

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Programa 5S / House-Keeping

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades que permitam sua atuação na implantação de um programa 5″s”/housekeeping em suas organizações, com vistas à redução de custos, à melhoria da qualidade,ao bem estar das pessoas, à prevenção de acidentes e às questões ligadas à limpeza e higiene.

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:

I. A importância de se trabalhar e produzir em um local organizado

II. Organização e limpeza melhoram a vida da organização e das pessoas

III. Os custos da desarrumação: perda de qualidade e de produtividade x ganho de

riscos e insegurança

IV. O que são os 5 “s”?

V. O primeiro s (seiri): liberação de área

VI. O segundo s (seiton): organização

VII. O terceiro s (seiso): limpeza

VIII. O quarto s (seiketsu): padronização

IX. O quinto s (shitsuke): disciplina

X. Housekeeping: conceito e aplicação

XI. Atividade prática

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Armazenagem e Recepção de Mercadorias

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre as estratégias do processo de armazenagem e reposição de mercadorias, habilitando-os a obter resultados de qualidade e lucratividade para suas cooperativas.

Carga horária: 8 horas

Conteúdo:

I. Introdução: visão geral do setor

II. Depósito: atividades básicas de um depósito; medidas de segurança e limpeza

III. Leiaute e equipamentos

IV. Planejamento e controle de estoques

V. Reposição de mercadorias: importância da reposição; exposição de mercadorias

VI. Tecnologia da informação: sistemas de gerenciamento de depósito

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Como Aumentar a Produtividade na Frente de Caixa

Objetivo: Dar conhecimentos e habilidades aos operadores de “checkout”, sobre as formas de diminuir constantemente a quantidade de esforço físico e mental aplicado na execução das suas tarefas, atendendo às exigências do ministério do trabalho com relação ao anexo i da norma regulamentadora 17 sobre a frente de caixa.

Carga horária: 4 horas

Conteúdo:

I. Abertura

II. O que é ergonomia

III. Tipos de ergonomia

IV. O que é ler/dort e suas causas

V. Principais mudanças na área da frente de caixa

VI. Correcao postural do “checkout”

VII. Ginástica laboral

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Eficácia na Recepção de Mercadorias

Objetivo: Dar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre o recebimento de mercadorias com foco na qualidade, de modo a orientá-los para influenciar positivamente os resultados das seções ligadas à área de vendas da cooperativa, além de prepará-los para um melhor relacionamento com parceiros fornecedores e colaboradores que dão seguimento ao processo de pós – recepção.

Carga horária: 8 horas

Conteúdo:

I. Introdução: o varejo supermercadista; o cliente, suas necessidades e expectativas.

II. Higiene e segurança alimentar: transporte de mercadoria; tipos (adequação); higiene dos veículos e equipamentos; temperatura (segurança alimentar)

III. Recebimento e conferência: recebimento físico/quantitativo; nota fiscal x pedido; conferência; prioridade para perecíveis; condições gerais das embalagens; abertura de caixas/condições das unidades; variedade dos produtos; recebimento qualitativo; aspectos gerais; temperaturas específicas dos produtos.

IV. Armazenagem: área estática x área dinâmica; distanciamento e acondicionamento.

V. Higiene pessoal e ambiental: higiene pessoal; higiene do ambiente; diferença entre limpar, lavar e sanitizar.

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Controle de Estoques

Objetivo: Dar aos participantes os conhecimentos e habilidades para efetuar o controle dos estoques, gerenciar rupturas, reduzir as perdas e implementar um sistema organizado para controle de estoque nas suas cooperativas de consumo.

Carga horária: 8 horas

Conteúdo:

I. Introdução

– Setor de compras: coração da cooperativa

– O ciclo principal de atividades nas cooperativas de consumo

– Os pontos de entrada de mercadorias do supermercado

– Os pontos de saída de mercadorias da cooperativa de consumo

– Controle de movimentação de mercadorias

– Autodiagnóstico das bases necessárias para um eficiente controle de estoque

II. Como controlar o estoque: prática e resultados

– Fluxograma dos procedimentos necessários

– Apresentação dos relatórios de controle necessários

– Treinamento dos participantes no modelo apresentado

– Contagem e auditoria do estoque (etapa final do processo)

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Medição, Análise e melhorias do Atendimento das Lojas

Objetivo: Compreender conceito, modelo de cálculo e análises que podem ser realizadas a partir dos indicadores que mensuram o desempenho do atendimento das lojas.

Carga horária: 8 horas

Conteúdo:

I. Objetivos e modelos de cálculo dos indicadores de desempenho;

II. Fatores que influenciam os resultados de cada indicador;

III. Como analisar os resultados dos indicadores;

IV. Como elaborar planos de ação para melhorar o resultado dos indicadores;

V. Estudos de caso.

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