Em artigo anterior tratamos da importância, em tempos de constante transformação, dos gestores buscarem continuamente por novas oportunidades para a expansão dos negócios da sua empresa, principalmente em termos de localização ou geográficos. Para isto devem se estruturar para a frequente disponibilização de informações de qualidade para apoiar o processo decisório.
Neste ponto a Inteligência de Mercado apresenta significativo potencial de contribuição, na medida em que está associada à capacidade de uma organização obter e analisar as informações e se adaptar, rapidamente, às mudanças percebidas no mercado, ou mesmo criar novos mercados.
Mas que soluções de Inteligência de Mercado podem ser aplicadas para fazer com que as ações de expansão de negócios tenham maiores possibilidades de sucesso? É disso que tratamos a seguir.
Em primeiro lugar devemos olhar para dentro, isto significa aproveitar ao máximo as informações que temos internamente, utilizando os dados armazenados nos diferentes bancos de dados da empresa de forma inteligente para identificar o potencial de expansão do negócio.
Para isto, as soluções de Business Intelligence permitem a combinação e o cruzamento das informações das mais diferentes formas, ampliando em muito as possibilidades de análise. Em combinação com informações georreferenciadas a utilização destas soluções conduz ainda a análises mais proveitosas.
Outro recurso importante, que consta no rol de soluções de Inteligência de Mercado, é a utilização de pesquisas de mercado para a obtenção de informações ainda mais detalhadas e, consequentemente, melhor embasar as decisões de expansão do negócio adotadas.
Complementandoa abordagem interna das informações para a identificação de oportunidades de expansão de negócios, a investigação das informações associadas à participação da empresa no ambiente da internet se apresenta como um recurso cada vez mais valioso.
Tratando agora do aproveitamento de informações externas, o mapeamento e monitoramento dos principais concorrentes pode indicar localizações a serem objeto de expansão, gerando inclusive recomendações para a correspondente prioridade de realização. Da mesma forma, pode indicar as localizações atuais da empresa que podem ter seu desempenho afetado por ações de expansão da concorrência.
Outro recurso importante da Inteligência de Mercado na expansão de negócios é o da utilização de robôs processadores para a identificação de clientes potenciais em localidades específicas. Em complemento, o volume de informações colhidas destes clientes potenciais costuma ser extremamente útil em campanhas mercadológicas e ações de prévendas.
A utilização de soluções de geomarketing por parte das empresas vem, cada vez mais, se intensificando, isto não apenas para a expansão de seus negócios, mas também para melhor conhecer ou explorar uma determinada região, redefinir mercado potencial e/ou público-alvo, encontrar melhores opções de infraestrutura, encontrar nichos de mercado e outras aplicações.
Focando na expansão de negócios, o geomarketing pode ser utilizado em análises macro e micro. No nível macro, através do cruzamento de informações diversas, tais como espaço geográfico, população residente, nível de escolaridade, população diurna, transeuntes, organização de famílias, empresas, concorrentes e mercado, renda média, despesas e outras, é possível identificar localizações com perfil semelhante àqueles onde os produtos e serviços da empresa apresentam um desempenho superior.
Já em nível micro, a aplicação do geomarketing torna possível identificar bairros e até ruas onde este perfil está mais presente, compondo uma base inteligente de informações para uma melhor negociação, seja para a expansão física, seja para a ampliação dos seus canais de distribuição.
Complementando a abordagem do uso de informações externas para a expansão de negócios, a realização de pesquisas de mercado também aqui se apresenta como um importante recurso para a obtenção de maiores taxas de sucesso.
Logicamente que não foi nossa pretensão aqui esgotar o conjunto de soluções de Inteligência de Mercado para a expansão de negócios, porém é importante refletirmos sobre o conjunto de recursos que estão disponíveis e acessíveis para empresas de qualquer porte e segmento.
Em síntese, a busca por oportunidades de expansão de negócios deve ser contínua e sistemática, não ocorrendo de forma apenas pontual. Para tanto, as empresas devem conhecer, se preparar e aproveitar o conjunto de soluções de Inteligência de Mercado que estão ao seu alcance.
Luiz Nicanor L. Silveira, Eng., M.Sc. (Eng), M.Sc. (Adm)
Professor e Consultor em Gestão Empresarial, Marketing e Inteligência de Mercado
luiz.nicanor@enoveconsultoria.com.br