O que é o Marketing Digital
O Marketing pode ser definido como um conjunto de atividades para identificar e atender às necessidades e desejos dos clientes, através de trocas. Assim, por exemplo, estas trocas podem envolver dinheiro e produtos e/ou serviços. Outro ponto importante é que o Marketing tem foco e leva a empresa, como um todo, a ter também o foco no cliente.
Este direcionamento é muito importante em ambientes competitivos, como ocorre em negócios de qualquer natureza. E já que estamos falamos em competitividade, não basta mais apenas a empresa se achar boa, pois deve provar, a cada dia, principalmente aos olhos dos clientes, que é realmente boa. Mas, além disso, as empresas devem falar ao mercado que são boas, pois quem não é visto não é lembrado. E focando em visão, temos mais um ponto importante para este contexto competitivo, em que as empresas devem também parecer que são boas, afinal o mundo é, cada vez mais visual.
Com todos estes pontos considerados, o Marketing tem um papel fundamental no sentido de tornar as empresas mais competitivas, principalmente nos mais diretamente associados ao relacionamento com o mercado, o que nos leva sempre a dizer que, as organizações que querem realmente crescer e evoluir tem que praticar o Marketing.
Até agora falamos do Marketing, mas o que dizer do Marketing Digital? A resposta começa pela reflexão sobre o quanto a tecnologia e a internet estão alterando as nossas vidas, seja em termos de comunicação, forma de realização de negócios ou obtenção de novos conhecimentos. Com certeza, o número de pessoas que navegam e utilizam a internet cresce a cada dia, abrindo espaço para novas estratégias e ações de marketing por parte das empresas. Hoje, é possível alcançar um grande público de forma objetiva, captando e interagindo com clientes de forma muito mais econômica.
Assim, podemos definir o Marketing Digital como o Marketing realizado com o uso da internet, da telefonia celular e de outros meios digitais, buscando uma comunicação direta com os indivíduos para obter uma resposta imediata. Em termos práticos, o Marketing Digital se constitui em um forte aliado para as empresas que querem conquistar mais clientes, fidelizar e rentabilizar os clientes e expandir seus negócios.
Quais os benefícios da prática do Marketing Digital?
- Melhorar os resultados da empresa, por meio da atração de novos clientes, retenção e rentabilização dos clientes atuais e recuperação dos clientes inativos;
- Criar condições para a expansão de negócios de forma segura e eficaz;
- Comunicação mais intensa com os clientes atuais e potenciais e com o mercado, gerando importantes diferenciais para a empresa de forma consistente;
- Verificação de resultados de forma ágil e precisa, levando a correções de rota ou intensificação de esforços que conduzam ao sucesso nas interações com os clientes;
- Redução de custos associados à realização de campanhas;
- Ampliação das possibilidades de antecipação e reação às ações dos concorrentes;
- Envolvimento das diferentes áreas da empresa, no sentido de uma verdadeira cultura focada na contínua satisfação dos clientes.
Com estes e outros benefícios, podemos dizer que não existe mais espaço para as empresas deixarem de investir no Marketing Digital. Portanto, se sua empresa ainda não pratica o Marketing Digital, comece imediatamente. Se já pratica, avalie se os benefícios apresentados podem ser sentidos na sua organização. Caso a resposta seja negativa, está também na hora de agir.
Diagnóstico de Marketing Digital
A Enove realiza o Diagnóstico de Marketing Digital para identificar as principais carências e oportunidades para as empresas, associadas ao relacionamento com o mercado. Esta análise ocorre sobre a capacidade da empresa atrair novos clientes, aumentar as taxas de retenção e rentabilização dos clientes atuais e recuperação dos clientes inativos, sendo complementada pela avaliação da sua estrutura de expansão de negócios.
A estrutura deste diagnóstico é fruto da nossa experiência com empresas de diferentes portes e seus mercados, observando os diferentes componentes do Marketing Digital, primeiramente de forma mais geral, focando elementos como diferenciais e públicos-alvo. Depois, mais especificamente, tratamos de pontos como o site, SEO, inbound marketing, CRM, e-mail marketing, redes sociais, pesquisas pagas e analytics.
Para a Enove, cada empresa é única, com características, necessidades e estratégias distintas. Esta visão se aplica também às suas formas de atuação no Marketing Digital. Assim, a montagem do diagnóstico ocorre de forma altamente interativa e personalizada. A seguir está apresentada a síntese das fases que compõem a metodologia do Diagnóstico de Marketing Digital da Enove.
Em termos resumidos, o Diagnóstico de Marketing Digital tem início como preenchimento de um questionário virtual, que é analisado detalhadamente por um dos nossos Consultores. Em complemento, nas fase de Presença Digital ocorre a avaliação, utilizando ferramentas avançadas, do que a empresa e/ou seus concorrentes estão realizando na internet. Na fase de Aprofundamento Virtual tem lugar a interação com a empresa solicitante, tratando, em maiores detalhes, pontos colhidos nas fases anteriores. A combinação de todos estes pontos ocorre na fase de Análise e propostas, onde é montado o relatório do diagnóstico. Por fim, ocorrer a Devolutiva virtual para a empresa, onde todos os pontos constantes no relatório são esclarecidos, tornando possível a realização do planejamento das ações de Marketing Digital.
A duração média do Diagnóstico de Marketing Digital é de 2 semanas, contadas a partir da entrega do questionário virtual.
Organização da Área de Marketing Digital
A necessidade de decidir de forma assertiva e ágil sobre o que fazer em relação aos mercados impõe um grande desafio para as empresas, principalmente em função do grande volume de dados e informações disponíveis. Afinal, são tantas as questões a responder sobre os negócios, com tão pouco tempo para decidir.
Tudo isto requer muita organização, o que levou a Enove a disponibilizar seus serviços de implementação e reestruturação da área de Marketing Digital, que irá atuar na relação da empresa com os seus mercados, se comunicando de forma eficaz com seus clientes atuais, bem como com clientes potenciais e com clientes que deixaram de comprar. Além disso, considerando que a área de Marketing atua também na formação de uma cultura focada na satisfação dos clientes, esta comunicação deverá também contemplar os colaboradores, representantes, fornecedores e outras partes interessadas.
A Enove presta serviços de implementação e de reestruturação da área de Marketing Digital, abrangendo o posicionamento organizacional, definição e implantação das políticas da área, estruturação de processos manuais e automatizados, seleção e implementação de soluções tecnológicas, definição e organização de métricas e levantamento de perfis, seleção e capacitação de recursos humanos.
Esta ação é complementada pelo monitoramento do desempenho da área, possibilitando a realização de ajustes na busca de um excelente desempenho e relacionamento eficaz com as demais áreas da empresa.
A duração média do serviço de Organização da área de Marketing Digital é de 8 semanas.
Plano de Marketing Digital
Em função da abrangência de pontos que integram o Marketing Digital, é fundamental que a empresa tenha disponível previamente o seu Plano de Marketing. Em outras palavras, se o objetivo é melhorar os resultados, seja em termos de aquisição, retenção, rentabilização ou recuperação de clientes ou seja por meio da expansão do negócio, não é recomendado realizar qualquer ação online de produtos, serviços ou outras formas de comunicação.
Lembre-se que para a maioria das empresas que se lança no Marketing Digital sem qualquer tipo de planejamento os resultados costumam ser decepcionantes.
A síntese da metodologia utilizada pela Enove para a montagem do Plano de Marketing Digital está reproduzida a seguir:
Como diferencial da Enove, toda a montagem do Plano de Marketing Digital ocorre com apoio de um processo automatizado e disponível no ambiente da internet, permitindo o acompanhamento e interação com a empresa contratante ao longo de todas as fases de elaboração do plano, o que contribui em muito para o sucesso do mesmo.
Tendo em mãos o Plano de Marketing Digital a empresa passa a ter melhores condições para a obtenção de resultados neste universo online, podendo decidir com mais facilidade e precisão sobre a utilização, ou não, de pessoal interno, ferramentas tecnológicas e prestadores de serviços.
A duração média de montagem do Plano de Marketing Digital é de 4 semanas.
Projetos de Marketing Digital
Todos os projetos da Enove têm como ponto de partida o plano de Marketing Digital, ampliando as possibilidades de sucesso dos mesmos e facilitando a sua gestão.
Temos duas modalidades de projetos de Marketing Digital, os Estruturantes e os de Resultados. Os projetos Estruturantes são desenvolvidos para tornar possível a prática do Marketing Digital pelas empresas. Já os projetos de Resultados aproveitam a estrutura disponível na empresa para, na maioria dos casos, aumentar as vendas da empresa, trazendo também ganhos complementares, cujas metas são definidas no início do projeto.
Nossos projetos Estruturantes de Marketing Digital envolvem o planejamento dos recursos a serem implantados, a localização e seleção do desenvolvedor, a orientação do desenvolvedor para atender aos pontos planejados e o acompanhamento do seu trabalho até a conclusão do projeto. As informações ao longo da realização dos projetos Estruturantes são compartilhadas com o cliente, buscando sempre a máxima interação para o máximo aproveitamento do recurso implantado. Na realização destes projetos, buscamos sempre a melhor relação custo-benefício para os nossos clientes. A relação dos mais frequentes projetos Estruturantes está apresentada a seguir:
Nos projetos de Resultados de Marketing Digital os objetivos e métricas são traçados no seu início e monitorados até a sua conclusão. Neles são selecionados e utilizados os recursos de Marketing Digital disponíveis no cliente para a realização de campanhas mercadológicas. Ficam também à disposição do cliente os recursos de Inteligência de Mercado da Enove. A relação de projetos de Resultados está reproduzida a seguir:
- Aquisição de clientes: Estes projetos são realizados a partir do objetivo principal de atrair e converter clientes potenciais em clientes efetivos de qualidade, em uma quantidade compatível com o ritmo pretendido e com a capacidade disponível do nosso cliente. Para tanto, desenvolvemos um conjunto de ações, envolvendo processos de pré vendas, seleção e implantação de tecnologias, contratação e capacitação de pessoal e implantação de metodologias gestão, que permitem a realização e monitoramento de campanhas de aquisição de clientes.
- Retenção de clientes: Estes projetos são realizados a partir do objetivo principal de fidelizar clientes os clientes classificados como de maior destaque, reduzindo significativamente as taxas de perdas de clientes e, em consequência, contribuindo para o aumento das vendas. Para tanto, desenvolvemos um conjunto de ações envolvendo processos de fidelização de clientes, seleção e implantação de tecnologias, capacitação de pessoal e implantação de metodologias de gestão, que permitem a realização e monitoramento de campanhas de retenção de clientes.
- Rentabilização de clientes: Estes projetos são realizados a partir do objetivo principal de vender mais para os clientes atuais, com ênfase em técnicas de up-selling e cross-selling. Para tanto, desenvolvemos um conjunto de ações envolvendo processos de relacionamento com clientes, seleção e implantação de tecnologias, capacitação de pessoal e implantação de metodologias de gestão, que permitem a realização e monitoramento de campanhas de rentabilização de clientes.
- Recuperação de clientes: Estes projetos são realizados a partir do objetivo principal de trazer de volta clientes de qualidade, contribuindo para o aumento das vendas. Para tanto, desenvolvemos um conjunto de ações envolvendo processos de classificação e retomada de contatos, seleção e implantação de tecnologias, capacitação de pessoal e implantação de metodologias de gestão, que permitem a realização e monitoramento de campanhas de recuperação de clientes.
É importante destacar que o dimensionamento de cada projeto de Marketing Digital da Enove, seja ele Estruturante ou de Resultados, é feito sempre de forma específica, por meio de uma proposta de trabalho. A montagem desta proposta ocorre de forma interativa com a empresa, com apoio de um processo automatizado e disponível no ambiente da internet, permitindo o acompanhamento e a troca de informações com a empresa contratante ao longo de todas as fases de elaboração da proposta, o que contribui em muito para o sucesso do projeto.