Pelo acompanhamento da atuação de diferentes mercados no período pré-carnavalesco, podemos afirmar que 2019 já está sendo um ano cheio de oportunidades para as empresas que se capacitaram neste sentido.
Considerando que o modo de comprar está mudando neste ambiente de constante transformação digital. O que, consequentemente, conduz igualmente a mudanças no modo de vender. Torna-se natural que os gestores busquem continuamente por novas oportunidades para a expansão dos negócios da sua empresa. Principalmente em termos de localização ou geográficos.
Mas, para ter esta capacidade de enxergar as oportunidades de expansão e agir sobre as mesmas é preciso estar preparado. Como já comentamos no artigo “Chegou a hora da expansão de negócios na minha empresa?“. Isso passa pela prática da Inteligência de Mercado. Ela combina a coleta e o tratamento de um grande volume de informações. Com a competência para analisar e tomar decisões de forma ágil, se adaptando às mudanças ou mesmo criando novos mercados.
No artigo “Soluções de inteligência de mercado para expansão de negócios” tratamos das tecnologias disponíveis para conduzir a expansão de negócios de forma inteligente, o que significa dizer identificando as oportunidades com antecedência e apresentando aos gestores informações de qualidade para decisões certeiras.
Mas, para isso os gestores devem estruturar suas organizações, na forma de processos, tecnologias e pessoal. Falando em pessoal, logicamente que é possível implantar e aplicar esta estrutura com recursos internos. Porém, caso esta capacitação não exista ou não esteja disponível, os gestores devem buscar apoio de recursos externos. Por exemplo, com empresas de consultoria com competência em Inteligência de Mercado.
Como selecionar uma consultoria de Inteligência de Mercado para expandir meu negócio?
- Qualquer ação de expansão de negócios está associada às estratégias traçadas pela empresa. Assim, a consultoria selecionada deve ter experiência e competência para interpretar estas estratégias. O objetivo é identificar as informações mais adequadas para apoiar na detecção, avaliação e aproveitamento de oportunidades;
- Outro ponto importante é a maturidade e segurança dos consultores para interagir com os gestores, frequentemente no C-level. Visando uma melhor realização das ações de expansão de negócios e seu posterior monitoramento de resultados;
- Falando em monitoramento, a consultoria deve estar, desde o início do projeto, com foco nos resultados. Para isto, é fundamental que as métricas de expansão do negócio sejam previamente definidas e regularmente monitoradas. Assim, a experiência da consultoria com a definição e implantação de métricas deve também ser considerada;
- A consultoria selecionada deve possuir experiência em projetos de expansão de negócios, de preferência aplicando a inteligência de mercado. Aqui a apresentação de evidências, na forma de casos de sucesso, é fundamental;
- Também é importante que a consultoria tenha experiência na aplicação das diferentes soluções envolvidas com a Inteligência de Mercado. Principalmente as aplicadas na expansão de negócios. Tais como Business Intelligence, robôs processadores, geomarketing, pesquisas de mercado. Além de mapeamento e monitoramento dos principais concorrentes, monitoramento de mercados na internet e outras;
- Na medida em que a consultoria interage com as estratégias traçadas pela empresa e os seus mercados, a questão do sigilo e confidencialidade das informações tem que ser garantida por contrato.
A Enove atende a todos estes requisitos. Quer saber mais sobre os nossos projetos para inteligência de mercado e expansão de negócios, realizar um diagnóstico ou pedir uma proposta de trabalho? Fale com a gente.
Luiz Nicanor L. Silveira, Eng., M.Sc. (Eng), M.Sc. (Adm)
Professor e Consultor em Gestão Empresarial, Marketing e Inteligência de Mercado
luiz.nicanor@enoveconsultoria.com.br